o guia passo a passo completo • Meninos nômades

Ella Rock é a fundo de mesa mais bonito que já tive no meu laptop! Não é brincadeira – a vista daqui de cima é absolutamente impressionante de cair o queixo!

A caminhada até Ella Rock tem apenas meio dia de duração, mas é facilmente uma das melhores caminhadas que já fiz com Stefan durante nossas viagens. E fizemos algumas caminhadas incríveis juntos, desde o Circuito de Annapurna no Nepal ao Trilha Inca para Machu Picchu no Peru.

Ella é uma bela cidade pequena no sul do Sri Lanka, na região montanhosa, localizada a uma altitude de 1.041 metros (3.415 pés). É a base ideal para explorar as colinas circundantes e apreciar vistas deslumbrantes dos vales verdes de Badulla. O clima geralmente é bastante úmido, com temperatura moderada do ar, manhãs ensolaradas e, muitas vezes, pancadas de chuva à tarde. Ella Rock é um penhasco famoso, localizado bem acima da vila de Ella, a cerca de 8 km (5 milhas) do centro da cidade – cerca de 4 horas de caminhada total por lá e para trás.

A caminhada para Ella Rock a partir da cidade de Ella é bastante simples se você seguir nossos conselhos abaixo! Às vezes, encontrar o caminho correto pode ser complicado, por isso reunimos este guia passo a passo fácil de seguir para ajudá-lo no seu caminho:

Procurando um lugar para ficar em Ella?

Nossa principal opção é o resort boutique super romântico e luxuoso The Secret Ella. Está alojado na casa de um ex-plantador de chá com chalés privativos e uma incrível piscina infinita com vista para o vale deslumbrante abaixo. Também está perfeitamente situado para fazer caminhadas em Ella Rock e ver outras atrações próximas, como a 9 Arches Bridge.

Descubra mais

A caminhada até Ella Rock passo a passo

A rota para caminhadas até Ella Rock pode ser um pouco complicada. Nada está claramente marcado. No entanto, fomos capazes de descobrir isso graças aos locais amigáveis ​​que nos apontaram na direção certa e com base no que outros haviam escrito nos fóruns do Tripadvisor.

Reunimos tudo isso para você aqui:

Tempo total de caminhada: 2-3 horas (por mais tempo, como nós, você se perde e tira muitas fotos!)

1. Caminhe da Ella Town até a estação ferroviária

Parte da caminhada até Ella Rock leva você ao longo das linhas ferroviárias

Começando na cidade de Ella, pegue a estrada que leva à estação ferroviária de Ella. Ao entrar na estação, siga para a esquerda e vá para o final da plataforma … e continue andando pela linha férrea! Não se preocupe, todo mundo faz isso apesar da ‘Entrada proibida!’ sinais e ninguém vai te parar.

Em seguida, continue andando por essa linha ferroviária por alguns quilômetros. Isso me lembrou muitas daquelas cenas da linha férrea de um dos meus filmes favoritos de todos os tempos – o clássico de 1986, “Fique comigo” Lembra quando os meninos estavam checando a linha do trem para ver se está quente (veja a foto de Stefan tentando recriar esse momento), correndo rapidamente ao longo dele para desviar do trem… ?!

2. Continue em frente até a estação de trem de Kithaella

Parte da trilha Ella Rock passa pela Estação Ferroviária Kithaella

Continue andando pelas linhas ferroviárias em direção ao sul, com o objetivo de chegar à estação ferroviária de Kithaella (veja a foto minha sentada na plataforma lá) Ao longo do caminho, você passará por uma ponte antes de chegar à estação de trem de Kithaella.

Ao longo do caminho, você pode ver inscrições falsas – ignore-as. Nós nos distraímos com alguns deles. Além disso, alguns homens locais menos amigáveis ​​podem tentar insistir que você está seguindo o caminho errado como uma tática para mostrar o caminho correto por uma pequena taxa. Continue seguindo pela linha férrea até chegar à estação Kithaella! Algumas outras notas úteis ao dirigir-se para Kithaella:

2a Ignore a virada com estátuas budistas

Há uma série de curvas falsas na jornada para Ella Rock, não se perca!

Pouco antes de você chegar à estação ferroviária de Kithaella, vire à esquerda com algumas pequenas estátuas budistas, onde você pode desligar para atravessar o rio e ir para Ella Rock. Adotamos acidentalmente esse caminho porque lemos on-line que ele pretende reduzir sua jornada em 15 minutos; no entanto, desaconselhamos isso. É super complicado e fácil de se perder. Acabamos retornando às linhas ferroviárias para continuar rumo ao sul de Kithaella.

Moral da história… apenas ignore e continue caminhando em direção à estação Kithaella!

2b. Ignore o banco também!

A virada com o banco também não é o caminho certo a percorrer até Ella Rock

Outra pequena distração na rota para a estação de trem de Kithaella a ter em mente é outra curva à esquerda com um banco…ignore este também! Stefan ficou impaciente e decidiu tentar virar à esquerda aqui também, apenas para nos perder (novamente!)

Continue andando até Kithaella e você ficará bem.

3. Faça a 2ª curva depois da estação ferroviária de Kithaella

Enquanto faz caminhadas pelas linhas ferroviárias, cuidado com os trens que se aproximam!

Depois de passar pela estação de trem de Kithaella, continue andando por cerca de 10 minutos e pegue o que deve ser o segundo turno à esquerda. Deveria ter “Ella Rock” com uma seta marcada em azul em uma rocha.

Continue em frente ao longo desta passagem e atravesse a passarela sobre o rio. Depois de atravessar a ponte, há um caminho bifurcado. Aqui, vire imediatamente à esquerda e continue descendo.

4. Pegue o caminho subindo

Você pode ver setas azuis fracas mostrando o caminho para Ella Rock

Pegue o caminho que vai para cima (não está certo nem saiu ainda). O caminho leva você a uma plantação de chá e depois a um campo de grama alta. Apenas continue em frente. Você pode ver setas azuis fracas apontando para o lado certo. Siga-os se os vir! Com o tempo, fomos informados de que muitos desses sinais azuis desapareceram.

Faça o que fizer, continue em frente por esse caminho, passando pela grama alta, passando pelas grandes e espessas plantas, não se preocupe, é o caminho correto! O caminho acabará se abrindo e começará a seguir para a direita.

5. Caminhada pela floresta de eucaliptos

Você chegará a uma bela floresta de eucalipto antes que a caminhada para Ella Rock comece a ficar mais íngreme

O caminho começa a subir muito rapidamente, oferecendo uma vista deslumbrante do vale. Eventualmente, você alcançará uma floresta de árvores de eucalipto. A partir daqui, apenas siga em frente – qualquer caminho a subir o levará a Ella Rock.

Adoramos essa parte da caminhada. Era como se estivéssemos perdidos em outro mundo, entre a floresta de eucaliptos – tão pacífica e serena, não muito diferente da Floresta de bambu de Arashiyama de Kyoto no Japão.

6. Aprecie a vista!

Sebastien admirando a vista de Ella Rock

Depois de chegar ao topo, parabéns, esta é sua recompensa! As vistas são deslumbrantes, um dos melhores lugares para se divertir pulando fotos e impressionantes fotos de paisagens etc. para preencher seu feed do Instagram. Certamente é um dos destaques de nossas viagens no Sri Lanka.

Uma coisa que diríamos é o objetivo de chegar cedo, para evitar o calor do meio-dia. E lembre-se de trazer bastante creme protetor solar e água para beber!

7. Volte para baixo!

Ao chegar ao topo de Ella Rock, você é recompensado com essas vistas incríveis!

O caminho de volta é muito mais fácil do que chegar. Descobrimos que todos os caminhos de volta levavam ao mesmo ponto e não tivemos problemas para chegar a Ella Town.

Você pode ter azar e chover durante sua caminhada. Por esse motivo, é altamente recomendável levar uma jaqueta impermeável e botas de trekking resistentes. Lemos sobre sanguessugas nos caminhos. Embora não tenhamos encontrado ninguém em nossa caminhada, recomendamos usar calças leves e soltas e aplicar um repelente de insetos à base de DEET, principalmente em áreas expostas da pele.

Você precisa contratar um guia?

É uma decisão pessoal. Por um lado, estávamos convencidos de que poderíamos fazer isso sozinhos – uma espécie de satisfação pessoal em conseguir algo. E nós estávamos absolutamente bem. Nós nos distraímos com algumas mudanças erradas (sobre as quais já avisamos acima), mas, caso contrário, estávamos absolutamente bem. Se você seguir as etapas definidas acima, também estará bem.

Por outro lado, convém contratar um local para orientá-lo na empresa e na garantia de que está seguindo o caminho certo. Não é caro e o dinheiro vai para a economia local. Para se ter uma ideia, quando estávamos lá, vários moradores se ofereceram para nos guiar a Ella Rock e voltar por 1.500 rúpias (cerca de £ 8 / $ 12) por pessoa.

Uma foto de salto em cima de Ella Rock é uma obrigação, apenas tenha cuidado!
Stefan pulando de alegria no topo de Ella Rock!

Dicas de segurança para caminhadas em Ella Rock

Colocamos algumas dicas sobre a experiência de caminhar até Ella Rock, mas aqui está um resumo de todas as nossas dicas de segurança e o que fizemos para preparar:

• Cartão SIM local: sempre conseguimos um quando chegamos a um novo local. Permite acessar o Google Maps se você se perder, acessar (ahem!) recursos on-line valiosos e o Google Translate é uma dádiva de Deus com barreiras linguísticas.
  • Quanto mais cedo melhor: fomos de madrugada e fomos pegos pelo sol do meio-dia aqui. Não é nada demais se você é experiente em usar creme protetor solar e se lembrar de se inscrever novamente. No entanto, geralmente chove à tarde em torno de Ella Rock, então quanto mais cedo você fizer sua caminhada, melhor!
  • Creme protetor solar: fica quente aqui e o sol irradia mais intenso quanto mais alto você sobe. Use muito creme protetor solar e lembre-se de se inscrever novamente!
  • Repelente de insetos: você sem dúvida se acostumará rapidamente a usar muito repelente de insetos no Sri Lanka para repelir mosquitos, mas nesta caminhada, é necessário repelir outros insetos irritantes, em particular sanguessugas! Recomendamos um repelente à base de DEET.
  • Sapatos de trekking: não faça essa caminhada com sandálias ou chinelos. Chove frequentemente, os caminhos, portanto, ficam enlameados – um paraíso para sanguessugas! Um par robusto de sapatos de trekking (ou botas) é obrigatório.
  • Aviso de sanguessugas: no final do dia, não são perigosos se você receber um “preso” para você! Um conselho que nos foi dado pelo anfitrião da nossa pousada em Ella foi levar alguns limas conosco em nossa caminhada. Se você espremer algumas gotas de limão na sanguessuga, é o suficiente para repeli-la sem matá-la.
  • Impermeáveis: é provável que chova, por isso, prepare-se para isso com calças compridas e jaqueta impermeáveis.
  • Cuidado nas linhas ferroviárias: isso é claro senso comum. Se você vir um trem se aproximando, desça das linhas ferroviárias e deixe-o passar. Não é perigoso – os trens são escassos e movem-se lentamente. No entanto, cautela e bom senso nas linhas ferroviárias!
As vistas da Ella Rock no Sri Lanka são incríveis!
Seby espiando do topo de Ella Rock

Onde ficar em Ella?

Há vários ótimos lugares para ficar espalhados pela cidade, cada um com vistas incríveis e para todos os bolsos.

Estes são os lugares que tentamos e nos fizeram sentir bem-vindos como um casal gay, em particular, que não se importava com dois homens compartilhando uma cama de casal, apesar das leis anti-gays do Sri Lanka.

Dicas de viagem para a comunidade LGTBQ

Orientação para viajantes LGBTQ em Ella

Embora o Sri Lanka tenha uma lei anti-gay em vigor, ela raramente é aplicada. No entanto, isso significa que a sociedade é muito conservadora em relação à homossexualidade, por isso aconselhamos contra qualquer demonstração pública de afeto. Ella é uma pequena cidade longe da grande capital. Os habitantes locais são mais relaxados e relaxados aqui. Embora isso não o torne um paraíso LGBTQ, descobrimos, no entanto, que as pensões eram muito prestativas e gentis conosco e não tinham escrúpulos em permitir que dois homens compartilhassem uma cama de casal. Leia mais em nossa entrevista com Kaluu de Colombo sobre vida gay no Sri Lanka.

The Secret Ella

The Secret Ella é um dos lugares favoritos para ficar em Ella, com uma incrível piscina infinita!

Por que nós amamos isso

• Pequeno hotel boutique de luxo
  • Localizado na casa de um antigo plantador de chá convertido
  • Linda piscina infinita com vista para a Ponte Nove Arcos
  • Serviço de mordomo personalizado!

The Secret Ella é o nosso lugar favorito para ficar em Ella. É tão deslumbrante e luxuoso! Ele está localizado no que costumava ser o bangalô de um plantador de chá que foi convertido em um elegante resort com quartos e até chalés particulares.

As vistas dos chalés são particularmente épicas, com vista para o vale verdejante. Você pode até ver trens atravessando a famosa Ponte dos Nove Arcos no final do jardim.

Claro, um dos destaques reais é a incrível piscina infinita! Há algo particularmente mágico em flutuar em águas frias em um dia quente, enquanto observa a selva. Você também pode simplesmente se bronzear nas espreguiçadeiras enquanto observa abelhas e borboletas atraídas pelas flores do jardim. O hotel também possui uma sala de jogos, se você preferir atividades internas, além de uma biblioteca de filmes.

Em termos de localização, The Secret Ella está localizado em direção ao centro leste de Ella, perto da Ponte Nove Arcos e da trilha Little Adam’s Peak. Para a comida, recomendamos o restaurante no local, que possui uma mistura de pratos gourmet do Sri Lanka e pratos ocidentais. E a cereja no topo deste bolo super bonito: você recebe seu próprio serviço de mordomo personalizado!

Zion View Ella Green Retreat

O Zion View Ella Green Retreat possui redes na varanda para apreciar aquelas vistas deslumbrantes

• Nossa opção de orçamento médio favorita em Ella
  • Vistas deslumbrantes das Cataratas de Ravana
  • Piscina infinita de pelúcia
  • Aulas matinais de ioga no terraço com vista para Ella Rock

O retiro Zion View Ella Green é a nossa escolha para aqueles com orçamento médio. Parece luxuoso com algumas instalações incríveis.

Para iniciantes, há uma linda piscina infinita com vistas impressionantes de Ella Gap – ao pôr do sol, você vai ficar Insta-Crazy aqui!

No telhado, oferecem aulas diárias de ioga pela manhã com vista para Ella Rock…uma maneira fantástica de começar o dia diz que nós!

Os quartos do Zion View são básicos, mas são enormes e super limpos. Além disso, cada quarto tem sua própria varanda privada com redes penduradas para cochilos à tarde – ou Sebiestas como eu gosto de chamá-los (Seby siestas – entendeu?). Os hóspedes do spa vão adorar a variedade de tratamentos oferecidos no Zion View Ella Green, em particular as massagens ayurvédicas.

O hotel tem um restaurante decente que faz deliciosos caril. O café da manhã também é servido aqui, que consiste em frutas frescas, funis do Sri Lanka, coalhada de búfalo e mel. Se o tempo permitir, tudo é servido no terraço da varanda. Finalmente, a equipe é uma delícia! Eles nos receberam como um casal gay dividindo um quarto, até colocando flores em nossa mesa para o jantar.

Chamodya Homestay

Para uma experiência local aconchegante, fique no Chamodya Homestay em Ella, Sri Lanka

• Barato e alegre: nosso hotel econômico favorito em Ella
  • Super caseiro, como morar com sua própria família do Sri Lanka
  • As melhores vistas de toda a Ella!
  • Café da manhã farto incluído servido fora na varanda

O Chamodya Homestay é perfeito para viajantes individuais e viajantes com orçamento limitado.

Você fica com a adorável Lilu e sua adorável família. Eles nos receberam de braços abertos, fazendo-nos sentir como uma família extensa. Lilu nos disse que adoram conhecer estrangeiros (ela disse que os ajuda a praticar o inglês!) – com certeza sentimos isso aqui. Desde o momento em que chegamos, Lilu nos serviu chá, biscoitos e conversou conosco sobre nossos planos, dando dicas sobre as melhores coisas a fazer.

Ficar com Lilu e sua família é definitivamente um dos destaques de nossas viagens ao Sri Lanka.

Os quartos do Chamodya Homestay são simples, mas limpos e confortáveis. Alguns dos quartos têm varanda privada. Adorávamos tomar nosso café da manhã espetacular no terraço todas as manhãs, observando as névoas subirem do vale enquanto nos enchíamos de panquecas de coco, tremonhas, roti, frutas frescas, sucos, ovos, torradas e chá. Você também pode providenciar um jantar aqui à noite … definitivamente recomendado, pois Lilu faz um curry médio do Sri Lanka!

O terraço externo comum é um ponto de encontro perfeito. Se você inicia uma conversa com o pai de Lilu ou outro convidado, sempre há alguém aqui para sair. E não se esqueça das vistas esplêndidas de Ella Rock daqui! Para nós, ficar com uma família local em sua casa era o verdadeiro destaque da Homestay Chamodya. Nós não queremos sair!

Coisas para fazer em Ella

Assim como a caminhada até Ella Rock, há um monte de coisas incríveis para fazer dentro e ao redor desta parte muito bonita do Sri Lanka. Aqui estão alguns dos nossos favoritos:

Caminhada ao Pico do Pequeno Adão

Little Adam's Peak é uma caminhada relativamente fácil no Sri Lanka que ainda oferece vistas incríveis

O Little Adam’s Peak é a outra caminhada principal na cidade de Ella. As vistas daqui são impressionantes! O Pico do Pequeno Adam é nomeado após a montanha sagrada do Pico de Adam (“Sri Pada” no Sri Lanka), onde a pegada do Senhor Buda é preservada.

A caminhada é muito mais curta e fácil do que Ella Rock – cerca de 2 horas de ida e volta para nós (inclusive tempo de parada para fotos). Como está mais perto de Ella, é muito mais movimentado aqui do que a trilha Ella Rock. A caminhada começa nas plantações de chá antes de subir. No topo, você obtém uma impressionante vista de 360 ​​graus com vista para o vale, até o Parque Nacional Udawalawe.

Ponte de nove arcos

A Ponte dos Nove Arcos em Ella é um local famoso no Sri Lanka porque foi construída sem o uso de aço!

A Ponte dos Nove Arcos é outra atração imperdível em Ella. É tão único e bonito que muitas vezes é apelidado “A ponte no céu”! É uma pitoresca ponte de viaduto em Ella, construída pelos britânicos em 1921, quando a indústria ferroviária no Sri Lanka atingiu seu auge.

A ponte foi considerada notável quando foi inaugurada – um triunfo da engenharia – porque era feita inteiramente de tijolo, pedra e cimento, ou seja, sem absolutamente nenhum metal usado. Nosso anfitrião em Ella nos disse que a razão disso é porque todo o aço no Sri Lanka foi enviado para a Europa durante a Primeira Guerra Mundial, então eles tiveram que se virar sem ele. Se você deseja combinar a caminhada até Ella Rock com uma visita à Ponte dos Nove Arcos, recomendamos esse passeio.

Aprenda a cozinhar comida do Sri Lanka

Participar de uma aula de culinária com uma família local é uma ótima maneira de aprender algumas deliciosas receitas de Ella no Sri Lanka

Qual é a nossa comida favorita de todas as nossas viagens? Bem, o Sri Lanka certamente é considerado um dos melhores. Se você gosta de comida indiana, vai adorar o Sri Lanka. Tudo o que esses caras fazem é divino! A melhor maneira de aprender mais é fazendo uma aula de culinária. A maioria das pousadas em Ella oferecerá a chance de cozinhar com o anfitrião, e foi o que fizemos.

Também nos juntamos a isso escola de culinária de dia inteiro que recomendamos, onde cozinhamos 5 pratos diferentes e pudemos levar a receita conosco para tentar voltar para casa. Você pode ler mais sobre a descoberta culinária do Sri Lanka em nosso guia para nossos pratos favoritos. alimentos e bebidas no Sri Lanka.

Visite as Cataratas de Diyaluma

Casal gay nas Cataratas Diyaluma no Sri Lanka

As Cataratas Diyaluma são famosas no Sri Lanka porque são as segundas mais altas do país – 220 metros de altura. Recomendamos pegar seu calção de banho (assim como o creme repelente de insetos e protetor solar!) e vá até a piscina infinita aqui para ter uma vista bastante decente ao redor do vale.

Para alcançá-lo, você precisa primeiro fazer um passeio de tuk-tuk de 10 minutos até a vila vizinha de Poonagala e depois caminhar por cerca de 30 minutos até chegar às cataratas. Está bem sinalizado e os habitantes locais são super amigáveis, felizes em indicá-lo na direção certa. No entanto, evite se houver chuvas fortes, pois não existem barreiras de segurança e o nível da água pode ficar perigosamente alto.

Visite uma plantação de chá

Visitar uma fábrica de chá é uma maneira fascinante para viajantes gays no Sri Lanka aprenderem sobre a indústria de chá do país

O Sri Lanka é frequentemente considerado sinônimo de chá, e não é de admirar que uma história tão rica de cultivo de chá exporte para o resto do mundo. Enquanto estiver em Ella, você definitivamente deve visitar uma plantação de chá como a Halpewatte Tea Factory – a maior de toda a região de Uva. Aqui você pode aprender tudo sobre a produção de chá e provar alguns deliciosos favoritos.

Outra opção que recomendamos é este passeio à fábrica de chá Dambatenne que foi construído em 1890 por Sir Thomas Lipton – certamente todo mundo já ouviu falar do chá Lipton, certo ?! Não apenas este passeio inclui um passeio pela fábrica e degustação de chá, mas você também visitará Lipton Seat, um dos pontos de vista mais impressionantes do país.

Viagens felizes são viagens seguras

Recomendamos que você sempre faça um seguro de viagem antes de suas próximas férias. O que acontece se você sofre de doença, lesão, roubo ou cancelamento? Com o seguro de viagem, você pode ter tranqüilidade e não se preocupar. Nós amamos Nômades do mundo seguro de viagem e o utiliza há anos. Sua cobertura abrangente é inigualável e seu processo de reivindicações on-line é muito fácil de usar.

Alguns dos links deste post são links afiliados. Isso significa que, se você reservar sua acomodação, uma atividade ou seu seguro, receberemos uma pequena comissão. Nunca há um custo extra para você usar esses links e isso nos ajuda a manter o site funcionando.

Gostou deste post? Fixá-lo

Use o nosso guia para caminhar até Ella Rock no Sri Lanka sem precisar pagar por um guia